16/NOV: Cia Sala3 realiza Ocupação Corpo-Cidade
- Lumieira Comunicação
- 14 de nov.
- 2 min de leitura
OCUPAÇÃO URBANA “CORPO-CIDADE” LEVA CINEMA, DANÇA E PERCUSSÃO AFRICANA PARA A PRAÇA NO SETOR SUL, EM GOIÂNIA

Programação gratuita ocupa a Praça Wilton Valente Chaves, no Setor Sul, no dia 16 de novembro, reunindo projeções de curtas, show com Djembês e danças improvisadas abertas ao público, com ¿Por Quá? Grupo Que Dança
A arte vai ganhar as ruas de Goiânia no dia 16 de novembro, a partir das 15 horas, com a Ocupação Urbana Corpo-Cidade, um encontro gratuito e de classificação livre que transforma a Praça do Centopeia (Praça Wilton Valente Chaves - Av. Cora Coralina, 140 - St. Sul, Goiânia - GO) em um espaço de convivência, criação e troca coletiva. A iniciativa é da Cia de Teatro Sala 3, em parceria com o Coletivo Centopeia, Cinematopeia e Bacae. O projeto conta com recursos do Edital de Manutenção de Grupos da Lei Aldir Blanc Goiás 2024.
Com um formato convidativo — “chegou, entrou” — o evento propõe uma tarde ao ar livre onde o público é mais do que espectador: é parte ativa das experiências. A ocupação une cinema, música e dança para aproximar pessoas, corpos e cidade em um encontro sensorial que transforma o cotidiano em poesia urbana.
A programação abre com uma performance interativa do ¿Por Quá? Grupo Que Dança, seguida de uma exibição de curtas-metragens selecionados pela multiartista Stella de Eros, em parceria com Bacae e Cinematopeia. E pra encerrar, a praça será embalada pelo ritmo pulsante da percussão africana com Djembês, com um show conduzido por Letícia Romano e Marcos Antônio, que trazem referências da tradição musical da Guiné. A proposta das ocupações surge também como estratégia de integração artística na cidade, como explica a produtora do evento, Gardênia Matos:
“A gente inseriu as ocupações urbanas no projeto para agregar outros grupos, companhias e artistas de Goiânia, além de ocupar espaços públicos da cidade. Por meio delas, conseguimos levar dança, música, literatura e outras linguagens artísticas para pessoas que estão saindo do trabalho e que, muitas vezes, não vão diretamente ao teatro, mas passam a consumir cultura de forma espontânea. Como Sala 3, nosso objetivo é somar o máximo de parceiros para desenvolver a ocupação, furando a bolha dos nossos próprios elencos e abraçando outros projetos e públicos — e, assim, abraçando a cidade.”
Mais do que um evento artístico, Corpo-Cidade celebra a ocupação do espaço público como lugar de afeto, pertencimento e criação. Uma experiência pensada para famílias, jovens, artistas, vizinhos e todos que desejarem viver uma tarde leve, viva e atravessada pela expressão coletiva.
Serviço: Cia Sala3 realiza Ocupação Corpo-Cidade e convida Coletivo Centopeia, Bacae e ¿Por Quá? Grupo Que Dança
Datas: 16 de novembro (domingo)
Local: Coletivo Centopeia - Praça Wilton Valente Chaves - Av. Cora Coralina, 140 - St. Sul, Goiânia - GO
Horário: 15 horas
Classificação Indicativa: livre
Evento de rua, sem cobrança de ingressos (chegou, entrou!)



Comentários