10, 11 e 13/02 | Cia Sala 3 estreia obra livremente inspirada em clássico de Shakespeare
- Lumieira Comunicação
- há 12 minutos
- 3 min de leitura
A mais conhecida história de amor da literatura ganha uma versão brasileira em diálogo com os desafios do tempo presente

A Cia de Teatro Sala 3 estreia o espetáculo “R&J - Sonhos Roubados”, dirigido por Altair de Sousa. As apresentações acontecem no Centro Cultural da UFG nos dias 10 e 11 de fevereiro e no Teatro do IFG Campus Goiânia no dia 13 de fevereiro, sempre às 19 horas. A peça conta com interpretação em libras em todas as sessões e audiodescrição na apresentação do dia 11 de fevereiro, além de entrada gratuita. Os ingressos gratuitos já estão disponíveis na plataforma online Sympla.
Entre as encenações programadas para fevereiro, 5 são fechadas para escolas e 3 abertas ao público. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Sobre o espetáculo
A peça é inspirada no texto clássico de William Shakespeare, “Romeu e Julieta”, e na obra do dramaturgo estadunidense Joe Calarco, “Shakespeare - R&J”. Nesta versão de Romeu e Julieta, a Cia Sala 3 reflete sobre dilemas da atualidade, abordando temas como sexualidade e liberdade de expressão artística em um contexto de crescente militarização das escolas brasileiras.
A obra direcionada ao público juvenil busca dialogar com as necessidades e inquietações desse público através de um teatro que é ao mesmo tempo um instrumento de denúncia e “celebração da força interior diante das incertezas”, segundo Altair de Sousa. Para o diretor, “o resultado é, ao mesmo tempo, um ensaio sobre juventude e repressão e uma convocação poética contra os muros da intolerância”.
Sinopse
Entre os muros de uma escola militar católica, onde a disciplina rígida e o silêncio imposto moldam corpos e pensamentos, quatro jovens descobrem, às escondidas, um exemplar de Romeu e Julieta. A leitura proibida rasga brechas no sufocante ambiente de obediência e vigilância, revelando um espaço secreto de liberdade e resistência. Nesse campo de tensões, a literatura atravessa a realidade, e o amor silenciado ousa enfrentar a repressão. No palco, entre música, poesia e metateatro, emerge o retrato de uma juventude que reivindica seus sonhos roubados, mesmo cerceada pelas grades da intolerância.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Rafael Freitas
Encenação e colaboração dramatúrgica: Altair de Sousa
Produção: Amanda Constantino
Direção e preparação musical: Marcos Santos
Preparação cênica: Rodrigo Cunha
Preparação corporal: Hilton Júnior
Cenografia: Daniel Herrero
Trilha sonora original: Danilo Duarte
Maquiagem: Giulia Melo
Figurino: Evandro Selva
Elenco:
André Nunez
Cadu Freitas
Eduardo Babugem
Francis Silva
Instrumentistas: Marcos Santos, Leticia Romano e Nicolas Deretti
Iluminação: Altair de Sousa
Sonorização: Gabriela Charleaux
Programação Visual e Social Media: Original Sodre
Assessoria de Imprensa: Lumiera Comunicação (Nádia Junqueira, Ana Paula Mota e Gabriela Callegaris)
Assistente de produção: Gardênia Matos
Fotografia: Girlaydy Costa
Realização: Cia de Teatro Sala 3
Serviço: R&J - Sonhos RoubadosData e local: 10 e 11 de fevereiro de 2026 | Centro Cultural da UFG - Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia 13 de fevereiro de 2026 | Teatro IFG – Rua 75, 2-186 – Setor Central, Goiânia Horário: 19 horas Mais informações: https://www.instagram.com/ciadeteatrosala3/ Assessoria de imprensa - Lumieira ComunicaçãoGabriela Callegaris | 62 9 99070958 Ana Paula Mota | 62 9 99415464 Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759 |



Comentários