25/4, 28/4 e 25/5: Catavento Cia Circense leva “Cartas do Vô Chico” para Anápolis, Cidade de Goiás e Goianésia
- Lumieira Comunicação
- 9 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
Espetáculo infantil será apresentado gratuitamente em teatros e escolas no interior do estado

Créditos: Letícia Batista. Fotos em alta resolução neste link
O mais novo trabalho da Catavento Cia Circense, voltado ao público infantil, vai ganhar a sua primeira circulação nos próximos meses. “Cartas do Vô Chico”, O espetáculo que une arte, circo e dança num enredo sensível, cheio de magias, emoções e aventuras, vai passar por Anápolis, Cidade de Goiás e Goianésia. As apresentações acontecem, respectivamente, nos dias 25 de abril, 28 de abril e 25 de maio. Este projeto tem o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.
Em Anápolis, a companhia apresentará o seu trabalho no Teatro Municipal de Anápolis, na 6ª feira, 25 de abril. Na Cidade de Goiás, a apresentação acontece no Cine Teatro São Joaquim, na 2ª feira, 28 de abril. Por fim, o público de Goianésia recebe “Cartas do Vô Chico” no Teatro Municipal de Goianésia, no dia 25 de maio. Nas três cidades haverá duas sessões diurnas para estudantes de escolas públicas e uma sessão noturna, às 19h30, gratuita e aberta ao público.
A peça, que teve a sua estreia em junho de 2024, narra a jornada de Lúcia Valentina, uma jovem de 15 anos que encontra cartas antigas de seu avô. Vô Chico é um ex-artista de circo que desapareceu misteriosamente. Essas cartas revelam as incríveis aventuras do seu querido avô em cidades fantásticas durante seus dias no circo. Com uma mistura envolvente de teatro, circo e dança, “Cartas do Vô Chico” transporta o público para um universo cheio de cores, música e emoção. O trabalho tem a direção geral de Felipe Nicknig, a direção de arte de Pedro Souza e roteiro de Hélio Fróes.
Circulando
“Circular este nosso mais novo espetáculo é importante para alcançarmos o público, amadurecer o trabalho e cumprir seu objetivo de tocar as pessoas. A circulação dos espetáculos é esse encontro bonito e transformador como o público, onde tudo se transforma. Ninguém sai igual de um espetáculo. Nós, diretores, artistas, produção trabalhadores, o público, todos saímos transformados desse encontro”, compartilha o diretor Felipe Nicknig sobre sua expectativa.
A Catavento, em 2023, esteve nestas três cidades, Goianésia, Cidade de Goiás e Anápolis, para apresentar “Hiato”. “Ali, já começamos a construir uma relação com esse público. Conhecemos os teatros e são espaços que tem uma estrutura boa para receber nosso novo trabalho”, justifica a escolha.
Sobre o espetáculo
“O espetáculo é inspirado no resgate das histórias de pessoas que nas épocas mais antigas entraram para o mundo do circo e saíram em viagem com o circo para ganhar a vida. Aqui decidimos contar a história de um avô que ao ir embora com o circo passa a se comunicar com a família e a neta através de cartas”, compartilha Felipe Nicknig sobre a história.
Este é o primeiro trabalho da companhia voltado exclusivamente para o público infantil. “Percebemos uma carência de espetáculos circenses para as crianças, por isso decidimos criar um espetáculo todo pensando para esse público, de modo que o roteiro, a dramaturgia, a experiência sensorial, a brincadeira fossem direcionados para a imaginação e o lúdico. O espetáculo traz números bem conhecidos do circo e uma banda ao vivo que acompanha toda a história”, compartilha o diretor Felipe Nicknig.
A trilha sonora, assinada por Fernando Assis, cria uma atmosfera mágica que cativa espectadores de todas as idades. Além da aventura e do mistério, a peça também aborda temas universais, como amor, família e auto aceitação, de uma forma sensível e inspiradora.
Ficha técnica: Direção Geral: Felipe Nicknig | Direção de Arte: Pedro Souza | Roteiro: Hélio Froes | Produção Executiva: Thamara Faguri | Produção Administrativa: Bruna Nunis | Design Gráfica: Thamyres – ChaLab Design | Cenografia: Joaquim Gardino | Figurino e Caracterização: OffCena | Trilha sonora – pesquisa e criação: Fernando Assis | Iluminação: Roosevelt Saavedra | Artistas Circenses: Lya Silva; Kafu Gallego; Abby; Oscar; Nayara Camargos e Michael Moreno | Músicos: Fernando Assi (Cipó) e Artur Araújo (homenbanda)
Serviço: Cia Catavento apresenta “Cartas do Vô Chico” em Anápolis, Cidade de Goiás e Goianésia
Anápolis
Data: 25 de abril - 6ª feira
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Horário: 19h30
Cidade de Goiás
Data: 28 de abril - 2ª feira
Local: Cine Teatro São Joaquim
Horário: 19h30
Goianésia
Data: 25 de maio - domingo
Local: Teatro Municipal de Goianésia
Horário: 19h30
Assessoria de imprensa - Lumieira Comunicação:
Ana Paula Mota | 62 9 9941 5464
Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759
Σχόλια