top of page
Buscar

10/3 - Buracão da Arte inicia novas turmas de Capoeira Angola (movimento e música)

  • Foto do escritor: Lumieira Comunicação
    Lumieira Comunicação
  • 26 de fev.
  • 4 min de leitura

Projeto cultural promove oficinas gratuitas de Movimentação e Musicalidade da Capoeira Angola, incluindo turma para crianças 


Capoeira Angola para crianças no Buracão da Arte
Capoeira Angola para crianças no Buracão da Arte

Ponto de Cultura Buracão da Arte é referência em inclusão na região Leste de Goiânia


O Ponto de Cultura Buracão da Arte inicia suas atividades culturais de 2025 com a formação de novas turmas de Movimentação e Musicalidade da Capoeira Angola, oferecendo aulas gratuitas na Região Leste de Goiânia. Desenvolvido pela Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás, o projeto disponibiliza 150 vagas para oficinas permanentes, abertas para todas as idades e níveis de experiência. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram do grupo Só Angola: @so.angola . As aulas começam no dia 10 de março. O projeto foi contemplado pelo Edital da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Governo de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 18/2024), com realização da Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás- Grupo Só Angola; Angoleiros do Samba Chula e Balaio Produções.


As aulas serão ofertadas na sede do grupo Só Angola, localizada no Setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia, com o objetivo de fortalecer a Capoeira Angola no estado e no âmbito nacional. Além de promover essa expressão cultural ancestral, o projeto visa contribuir para a formação de novos agentes culturais e para a preservação das tradições afro-brasileiras, valorizando suas raízes e ampliando seu alcance na sociedade. As oficinas são voltadas ao público em geral, praticantes ou não, simpatizantes e estudiosos da Capoeira Angola. Não é necessária nenhuma experiência prévia e as oficinas estão abertas a pessoas de qualquer idade. Será priorizada a participação de pessoas de baixa renda, terceira idade e pessoas com deficiência física.


As turmas oferecidas serão divididas em três categorias:

1) 90 vagas para oficinas de musicalidade da Capoeira Angola;

2) 30 vagas para oficinas de movimentação da Capoeira Angola;

3) 30 vagas para oficinas de movimentação da Capoeira Angola para crianças.


As aulas serão ofertadas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e noturno:

  • segunda e quarta-feira, das 19h às 20h30: movimentação da Capoeira Angola;

  • terça e quinta-feira, das 9h às 10h30: musicalidade da Capoeira Angola;

  • terça e quinta-feira, das 18h às 19h30: movimentação da Capoeira Angola para crianças;

  • sexta-feira, das 9h às 10h30: musicalidade da Capoeira Angola

  • sexta-feira, das 19h às 20h30: musicalidade da Capoeira Angola.


O projeto também tem como objetivo promover a inclusão social de crianças a partir de seis anos de idade e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo um espaço de aprendizado, convivência e desenvolvimento pessoal. Para participar, é necessário que os alunos estejam matriculados e frequentem regularmente uma instituição de ensino municipal, estadual, federal ou particular.


Segundo os realizadores do projeto Buracão da Arte, a região de atuação do Só Angola e do Ponto de Cultura concentra um elevado número de crianças e jovens que carecem de oportunidades em atividades sociais, culturais e educativas. As oficinas buscam suprir essa demanda, proporcionando momentos de lazer, incentivo ao aprendizado e fortalecimento da cidadania, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e engajados na comunidade.


Símbolo da cultura popular brasileira, a Capoeira Angola é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do país, profundamente enraizada em sua história e nas tradições afro-brasileiras. “Mantê-la viva é essencial para preservar a memória e a identidade do nosso povo”, afirma Mestre Vermelho, ao enfatizar a importância do projeto. “A Capoeira Angola é um dos grandes marcos da cultura popular afro-brasileira, e precisa ser difundida e preservada. Nosso objetivo é compartilhar saberes, fortalecer os laços comunitários e manter viva essa expressão de história, arte e resistência, por meio da prática da entrega e da musicalidade que caracterizam a Capoeira”, completa o Mestre.


Resgate e inclusão 


O Ponto de Cultura Buracão da Arte reafirma seu compromisso com a inclusão ao reservar 20% das vagas para pessoas com deficiência, contemplando participantes com Síndrome de Down, mobilidade reduzida, deficiência visual ou auditiva , além de idosos . As aulas dessas turmas serão conduzidas com metodologias adaptadas, priorizando atividades lúdicas , musicalidade , contextos históricos e movimentos específicos , sempre respeitando os limites físicos e as necessidades individuais dos participantes.


O espaço das aulas foi planejado para garantir acessibilidade estrutural , contando com rampas de acesso , banheiros adaptados , piso tátil , bebedouros acessíveis e placas de identificação em braile. Para melhorar a comunicação, será oferecido um workshop de comunicação básica em Libras destinado aos oficineiros e à equipe técnica, capacitando-os para interagir de forma mais eficiente com alunos e visitantes com deficiência auditiva.


A Capoeira Angola


A Capoeira Angola é uma das vertentes mais tradicionais da capoeira, reconhecida por preservar os elementos culturais, históricos e filosóficos dessa arte afro-brasileira. Suas origens remontam ao período colonial brasileiro, quando africanos escravizados trouxeram para o Brasil práticas corporais e culturais que se fundiram a elementos locais, resultando em uma forma de resistência, incluindo elementos de dança, luta, música, espiritualidade e ancestralidade.

Serviço: Aulas gratuitas de Capoeira Angola no Ponto de Cultura Buracão da Arte


  • 2ª e 4ª feira - das 19h às 20h30 - Movimentação da Capoeira Angola

  • 3ª e 5ª feira - das 9h às 10h30 - Musicalidade da Capoeira Angola

  • 3ª e 5ª feira - das 18h às 19h30 - Movimentação da Capoeira Angola para crianças

  • 6ª feira - das 9h às 10h30 - Musicalidade da Capoeira Angola

  • 6ª feira - das 19h às 20h30 - Musicalidade da Capoeira Angola


Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEfpa-VUITKgYiZxkzW7OUaFcLqioCx0T_fXsQmaBFw4mvyQ/viewform


GRATUITO


Mais informações: https://www.instagram.com/so.angola/


Assessoria de imprensa - Lumieira Comunicação

Ana Paula Mota | 62 9 9941 5464

Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759 

www.lumieira.com.br / www.instagram.com/agencialumieira    


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page