top of page
Buscar

03/NOV: Oficinas gratuitas de aéreos para artistas circenses e de Gestão de Espaços Culturais para produtores

  • Foto do escritor: Lumieira Comunicação
    Lumieira Comunicação
  • há 37 minutos
  • 3 min de leitura
ree


A Cia Corpo na Contramão realiza, neste mês de novembro, duas novas oficinas gratuitas que integram a programação de formação artística do Esparta Arte e Cultura, espaço referência na cena circense goiana. As atividades fazem parte do projeto “Esparta e Companhia”, contemplado pelo Edital de Fomento à Manutenção Continuada de Espaços Culturais, da Política Nacional Aldir Blanc, viabilizada pela Secult Goiás.


Oficina de Aéreos


Voltada a artistas circenses com experiência prévia na linguagem do circo, a oficina de aparelhos aéreos será ministrada por Cauê Marques, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 3 de novembro. Os encontros acontecem no Esparta Arte e Cultura, localizado no Jardim Atlântico, em Goiânia.


De volta ao Brasil após temporadas em Portugal e na Espanha, Cauê Marques traz na bagagem formações em três das mais renomadas escolas de circo do mundo. Com foco no aperfeiçoamento técnico e na ampliação do repertório corporal, a atividade abordará os aparelhos tecido acrobático e faixa, em um ambiente de treino seguro, desafiador e colaborativo. “A proposta é criar um espaço de desenvolvimento contínuo para profissionais e praticantes avançados, fortalecendo a cena circense local”, explica Cauê.


Oficina de Gestão de Espaços Culturais


Entre os dias 3 e 7 de novembro, o Esparta também promove a oficina “Gestão de Espaços Culturais”, ministrada por Fátima Pontes, produtora cultural, Mestra em Educação e Coordenadora Executiva da Escola Pernambucana de Circo. As aulas acontecem na segunda e sexta-feira, das 14h às 18h, e de terça a quinta-feira, das 9h às 13h, totalizando 20 horas de formação.


Com base na experiência da Escola Pernambucana de Circo, a oficina tem como objetivo aprimorar as habilidades de gestão e coordenação de espaços culturais, abordando temas como planejamento, liderança, comunicação, avaliação e gestão de projetos. “A proposta é criar um ambiente de aprendizado mútuo, partindo das experiências dos próprios participantes, para fortalecer competências e práticas de gestão eficazes e sustentáveis”, explica Fátima.


Esparta e Companhia: 15 anos de atividades


Com estrutura acessível e equipada para práticas circenses, o Esparta Arte e Cultura celebra 15 anos de atuação contínua, abrigando aulas, ensaios, apresentações e intercâmbios artísticos. O espaço também é sede de projetos como o Sarau na Lua e de formações diversas que visam fortalecer o setor cultural goiano. “Mais que um local físico, o Esparta é o território onde desenvolvemos nossa linguagem e fortalecemos a cena cultural”, afirma Lua Barreto, diretora da Cia Corpo na Contramão.


O espaço se destaca também por seu compromisso com a acessibilidade e a sustentabilidade, contando com rampa e banheiro adaptados, porta de acesso ampliada, energia solar e práticas de coleta seletiva. Além disso, a companhia desenvolve pesquisas que incorporam Libras na cena, figurinos e cenários feitos com materiais de reuso, e mantém um trabalho constante de formação e difusão das artes do circo.


Próximas ações


A programação do projeto “Esparta e Companhia” segue até junho de 2026, com novas oficinas, saraus e espetáculos gratuitos. De março a junho do próximo ano, será a vez do público infantil participar da oficina de circo para crianças, com encontros semanais e apresentação final.


SERVIÇO:


Projeto “Esparta e Companhia” — Oficinas gratuitas em Goiânia

  • Oficina de Aéreos: a partir do dia 03/11 - seg e qua de novembro, das 19h às 21h

  •  Oficina de Gestão de Espaços Culturais: de 3 a 7 de novembro - Segunda e sexta: 14h às 18h | Terça, quarta e quinta: 9h às 13


Local: Esparta Arte e Cultura (R. da Asteria, Qd. 82, Lt. 21, Casa 1, Jd. Atlântico, Goiânia)


Inscrições: disponíveis na bio da @ciacorponacontramao


GRATUITO

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page